quinta-feira, 12 de maio de 2011

BHTRANS LANÇA CAMPANHA PARA MOTOCICLISTAS

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, lançou nesta quinta-feira, dia 12, a campanha “Andar de moto é legal. Arriscar a vida, não”.  O lançamento foi às 10 horas, na avenida Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes.

A campanha foi motivada pela alta incidência de acidentes com motocicletas. De 1994 até 2011, as motos, que eram apenas 7% da frota de veículos da cidade e os motociclistas quase 10% das vítimas de acidentes de trânsito, passaram para 13% da frota de veículos (170 mil), mas estão envolvidas em cerca de 60% dos acidentes

A campanha será apresentada por uma equipe de educadores da BHTRANS que vai distribuir cartilhas aos motociclistas com dicas de segurança e informações sobre a influência do excesso de velocidade nos acidentes com os veículos, além de adesivos para afixar nos baús das motos. Para a campanha, também foram confeccionados mil cartazes e 120 painéis para os abrigos e traseiras de ônibus. O objetivo da campanha é sensibilizar os motociclistas a respeitar os limites de velocidade e não cometerem faltas graves no trânsito.

            Essa campanha é a primeira ação da BHTRANS dentro do Projeto Vida no Trânsito, lançado na quarta-feira, dia 10/5, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte. São cinco cidades brasileiras que vão participar do “Vida no Trânsito” e Belo Horizonte foi escolhida porque já faz o acompanhamento da evolução dos acidentes de trânsito, e também por apresentar um grande potencial para o desenvolvimento do projeto que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, BHTRANS, Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

            As cidades selecionadas deverão desenvolver planos de ação para a prevenção de acidentes, bem como criar mecanismos de monitoramento e avaliação das atividades e dos resultados alcançados que possam ser reproduzidas por outras cidades brasileiras. Em Belo Horizonte foram eleitos cinco grupos de risco prioritários que devem nortear as medidas de prevenção, com base nas análises dos cruzamentos das diversas fontes de dados da área do trânsito e da saúde: atropelamentos, bebida alcoólica e direção, excesso de velocidade, condutor jovem envolvido em acidente de trânsito e acidentes de motocicleta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário