
O prefeito da capital prestou homenagem a uma das moradoras mais antigas do Conjunto: Maria de Lourdes Xaves, conhecida por todos como dona Xuxa. Moradora do Taquaril há aproximadamente 30 anos, Xuxa nasceu na Bahia e passou por muitas coisas até a sua chegada à capital. Márcio Lacerda contou um pouco da trajetória de Xuxa: “ela tem 64 anos e 23 filhos, dos quais apenas um casal de filhos vivos. Aos 10 anos teve dois filhos. Com o assassinato do pai e a mãe sem ter condições de criar os 10 filhos, os doou a outras famílias. Ela veio para território mineiro com um rapaz da família que a criou e hoje é seu compadre”.
No Taquaril, Xuxa morou debaixo de lona. Não havia água encanada, nem luz, nem ônibus, por isso ela carregava latas de longe para encher os tambores. Se aposentou aos 40 anos de idade após um acidente no serviço. Dona Xuxa, que recebeu o título como uma dádiva de Deus, brinca: “foi a mesma coisa que ganhar 3 milhões na loteria”.
Maria Thereza de Oliveira, presidente da ONG “100% Taquaril” disse que os títulos para além das questões jurídicas representam o levantamento da auto-estima dos moradores. “Nós éramos discriminados. Agora vamos perder a imagem de ocupantes, várias portas irão se abrir para a comunidade”, explica.
O Secretário Pier Senesi aproveitou a ocasião e observou a necessidade da própria população fiscalizar o ambiente do Conjunto zelando pela organização e limpeza do local. A meta da Prefeitura é que até 2012, cerca de 15 mil títulos de propriedades sejam entregues na capital.
Clique aqui e veja mais fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário