Segundo o gerente de educação da Leste, José Eduardo Vidigal, a idéia do torneio surgiu para melhorar a aprendizagem dos estudantes através de outros métodos pedagógicos. Para ele, o incentivo à prática do xadrez pode trazer inúmeros benefícios, como: desenvolvimento do raciocínio lógico, visão espacial e maior concentração. “Já podemos observar casos de alunos que tinham dificuldade de aprendizagem e melhoraram seu desenvolvimento”, detalha.
O Torneio de Xadrez é o auge do projeto, durante todo o ano há o incentivo a essa prática dentro das escolas. No torneio, formam-se duplas e um programa computa os resultados, quem ganhar mais rodadas vence. Os alunos são distribuídos por categorias de acordo com a série que cursam.
A diretora da “Domiciano Vieira”, Maria Helena de Castro, se sentiu orgulhosa por receber o evento. “É um projeto importante para o aluno, porque desenvolve muitas habilidades. O xadrez é utilizado aqui também como ferramenta de ensino nas aulas de matemática”, explica.
Clique aqui e veja mais fotos do Torneio.

O aluno Gustavo de Almeida, 19, da Escola Municipal Santos Dummont, participou dos torneios anteriores, sendo o vencedor deste ano na categoria CD e finalista na segunda edição do Torneio. O estudante conta que o xadrez o ensinou a raciocinar antes de tomar uma atitude, pois um erro pode comprometer todo o jogo.
O vencedor na categoria AB foi o estudante Arthur Henrique da Cruz Muniz, 12, do 3º ano do 2º ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Emídio Berutto. O aluno conta que aprendeu a jogar aos seis anos de idade com o pai e que treinou bastante.
Como premiação eles receberam um jogo de xadrez. Além disso, todos os alunos participantes receberam medalhas e certificados. Para 2010, o gerente de educação da Leste acredita que possa chegar a 150 alunos inscritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário