sexta-feira, 3 de junho de 2011

CENTRO DE SAÚDE PARAÍSO DEBATE PROJETO QUE INCENTIVA DOAÇÃO DE LEITE MATERNO


O Centro de Saúde Paraíso, que fica na região Leste da capital, realizou na última semana um encontro entre os funcionários do centro de saúde e as mães doadoras de leite. O objetivo do encontro foi discutir vários assuntos sobre a doação de leite materno, entre eles o projeto Mama-Bebê. Pioneiro em Belo Horizonte, o  projeto  foi implantado em 2004 e hoje já funciona em sete unidades de saúde da região. Considerado uma iniciativa de grande sucesso, o Mama-Bebê tem como objetivo incentivar as mães a primeiramente amamentar seus filhos e depois armazenar o leite excedente para beneficiar outras crianças.
Para sensibilizar as mães, é realizado um processo de orientação que trata de assuntos como higienização e coleta adequada do leite. As mães são previamente preparadas pelos profissionais de Saúde e passam por exames para detectar possíveis doenças que impeçam a doação, como HIV, hepatite e outras doenças transmissíveis. Além disso, a mãe também não pode ser tabagista.
O projeto atende também mães com problemas clínicos e com outros casos que necessitam de orientação como  inflamações, rachaduras nos seios, pouco leite e bebês que não querem mamar, além das preocupações com a saúde da mulher de modo geral. De acordo com Patrícia Márcia Roberto, gerente adjunta do centro de saúde, e Simone Aparecida da Silva, enfermeira do Programa de Saúde da Família (PSF), as mães são sensibilizadas por meio de palestras e cadastradas seguindo orientação do Ministério da Saúde.
Só neste centro de saúde, são coletados em média de seis a oito litros de leite mensalmente. O leite coletado é encaminhado ao Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares, onde passa por processo de pasteurização, exames bioquímicos e é distribuído a centenas de bebês. “”O fato de saber que estamos salvando vidas é gratificante. Não precisa muita coisa, é só lembrar que existem outros bebês que precisam de nossa ajuda”, disse Cintia Xavier Santos, 31 anos, que é uma das doadoras mais assíduas do centro de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário