quinta-feira, 2 de junho de 2011

REGIONAL LESTE APOIA NOVA EDIÇÃO DO COMIDA DE PRETO


A lenda da abolição se mantém viva e a sua influência cultural está presente em todos os cantos do país. A data foi lembrada no último dia 14 de maio pela 24ª vez no evento Comida de Preto, realizado pela família da Vó Hilda. O Comida de Preto começou na década de 80, na residência da família no bairro Pompéia, tendo como fundadores os cunhados Jaime Sabino, Gilson Severiano, José Salomão e o amigo Eriosvaldo Feitosa. A comemoração que começou no quintal da família criou uma proporção tão grande que o espaço ficou pequeno para tanta gente.
O evento que teve a participação de cerca de 600 pessoas, foi realizado no Mercado Distrital do bairro Santa Tereza, com o apoio do Grupo de Trabalho (GT Regional) de Promoção da Igualdade Racial, coordenado pela Gerência Regional de Políticas Sociais Leste, que tem como objetivo fortalecer as ações da sociedade civil, como forma de valorização dos movimentos da cultura afro-brasileira da Regional Leste.
“O GT Regional segue diretrizes do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que define em seu planejamento governamental o desenvolvimento de ações educativas, eventos culturais, seminários e debates que contri­buam na luta contra o racismo”, disse Nívia Soares da Silva, gerente de Políticas Sociais Leste.
A festa, esperada com ansiedade por todos que participam, dá direito a camiseta exclusiva, caneca e variedades gastronômicas a base de ora-pro-nobis, carne de porco, frango com quiabo, angu, couve, maria gondó e outras comidas conhecidas desde os tempos das senzalas. Numa demonstração de fé, antes de servir o almoço é feita uma grande roda e Vó Hilda faz oração para agradecer a Deus.
Roberta Barbosa, advogada e moradora do bairro Nova Vista, ficou impressionada com o evento. “Estou encantada com a festa. É importante comemorar estas datas, que infelizmente passam despercebidas. Precisamos manter nossas tradições culturais”, disse Roberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário