quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Alunos da Escola Integrada fazem excursão à Petrópolis


Para vivenciar tudo aquilo que foi aprendido durante o ano sobre História do Brasil, quarenta alunos da Escola Integrada da Escola Municipal Israel Pinheiro (EMIP) fizeram uma excursão para Petrópolis, local de veraneio da família imperial. O passeio pedagógico foi nos dias 26 e 27 de outubro.

Os estudantes conheceram diversos pontos importantes da cidade: Museu Imperial, Palácio da Princesa Isabel, Palácio de Cristal, Casa Barão de Mauá, Casa de Rui Barbosa, Casa do Barão do Catete, Catedral de São Pedro de Alcântara, Museu Casa do Colono, Museu Santos Dumont e Palácio Rio Negro.

A proposta da viagem foi fazer com que os alunos conhecessem a história de nossos antepassados e desenvolvessem uma postura crítica em relação à sociedade atual. Fora da cidade, do estado, eles tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos nunca antes aprendido.

A excursão faz parte de uma programação de atividades com o objetivo de contribuir para a redução do preconceito e do racismo no ambiente escolar e fora dele. Para participar da excursão os alunos tiveram que, antes, apresentar diversas tarefas determinadas pela escola.

Valéria Sanches, professora de Intervenção pedagógica da EMIP e acompanhante dos Projetos Especiais da Gered Leste, dentre eles a Integrada, participou da excursão e conta que ficou admirada com o quanto os meninos conheciam da História da Família Real. Estavam realmente interessados e participativos. “Aprendi muito com eles”.

A aluna da 8ª série Jessie Santos conta que dos locais que visitou o que mais gostou foi o Palácio Quitandinha e o Museu Imperial. “Fiquei impressionada com a coroa de dois quilos e a roupa de Dom Pedro que pesava quase vinte quilos”. Segundo a estudante, o grupo produziu diversos vídeos durante a viagem e pretende fazer um trabalho com o material. “É interessante você visitar o local de estudo, é mais empolgante. E a gente aprende muito”, finaliza Jessie.


Uma avaliação será realizada para verificar pontos positivos, negativos e sugestões de novas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário