Atividades da Semana da Consciência Negra
Com o tema “O Negro e a Capacidade de Construir sua Identidade no Contexto das Ações Afirmativas”, foi aberto na sexta-feira, dia 13, na Regional Leste, as atividades da Semana Cultural da Consciência Negra. O evento teve a participação de Graça Rodrigues, da Coordenadoria Municipal dos Assuntos da Comunidade Negra (Comacon), Cleide Hilda de Souza, secretária municipal adjunta de Direitos da Cidadania, Rosália Diogo, presidente da Fundação Centro de Referência da Cultura Negra, escritora e coordenadora do Núcleo da Cultura Negra e Frederico (Negro F), grafiteiro e coordenador do Núcleo de Cultura Negra, além dos servidores da Regional Leste. As atividades se encerram hoje.
Cleide Hilda lembrou que os negros são a vítima número um da polícia e lembrou o que aconteceu com ela, que foi até a faculdade sem conhecer sua história. A professora Rosália parabenizou a Regional Leste pela iniciativa de implementação do Plano da Igualdade Racial. “É uma tarefa difícil. O berço da humanidade é afro descendente e nosso país é racista. É necessário que os meios de comunicação se empenhem nesta tarefa, incluindo, por exemplo, artistas negros como protagonistas nas telenovelas”, disse.
Cras
No sábado, dia 14, foram realizadas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Mariano de Abreu várias atividades, como apresentações de carimbó, axé, dança-afro, maculelê, hip hop, samba de roda, dança de rua e percussão com alunos do projeto Filhos do Sonho. Participaram também membros do Grupo da Terceira Idade do BH Cidadania, que fizeram exposição dos trabalhos artesanais desenvolvidos no projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário