segunda-feira, 22 de março de 2010

Alto Vera Cruz realiza Caminhada pela Paz


Na semana passada foi realizada mais uma Caminhada pela Paz, em homenagem ao 100º aniversário do Dia Internacional da Mulher e contra a violência praticada contra a mulher. O evento é realizado desde 1995, quando os moradores do bairro Alto Vera Cruz se mobilizaram para denunciar a depredação de uma escola na região. A ideia foi se fortalecendo e ganhou o apoio do Centro Cultural Alto Vera Cruz (CCAVC) e do grupo Meninas de Sinhá.

Participaram do evento alunos das escolas municipais George Ricardo Salum, Israel Pinheiro e Alcida Torres, além de servidores do Centro de Referência de Assistência Social Leste (Cras Cruzeirinho), do Centro de Saúde Taquaril, da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes e membros do Grupo de Convivência Vivendo e aprendendo com alegria. Val­dete Cordeiro, representante das Meninas de Sinhá, conta que o objetivo da caminhada foi homenagear as mulheres. “Nós conseguimos muitas coisas, mas falta o principal que é o respeito”, afirma.

Um grupo de percussão, formado por estudantes da comunidade, alegrou o ambiente e desfilou à frente do cortejo. As crianças portavam faixas, balões e cartazes, chamando a atenção dos moradores. Os estudantes distribuíram flores para as mulheres. Maria da Conceição Paulo, conhecida como Pretinha, declamou e encenou um poema de sua autoria, que fala do que aprendeu: “Não maltrate as mulheres de pé no chão. Deus nos deu uma mulher que hoje tem um mundo nas mãos”.

Lindalva Macedo, coordenadora do CCAVC, explica que a Caminhada já foi incorporada pela comunidade. “Ela começou como denúncia e hoje anuncia uma nova comunidade, mais envolvida na luta pelos seus direitos”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário