segunda-feira, 15 de março de 2010

Passeata de combate à Dengue é realizada no Taquaril



Com a participação das escolas municipais Fernando Dias Costa e Alcida Torres, o Centro de Saúde Novo Horizonte e a equipe do Mobiliza SUS realizaram, na semana passada, uma passeata pelas ruas do bairro Taquaril, na região Leste. Formada por alunos, educadores e profissionais da saúde, a passeata teve como objetivo chamar a atenção da comunidade para os perigos da dengue.

O cortejo saiu da Escola Fernando Dias Costa até a Praça Che Guevara, onde foram instalados estandes para distribuição de folhetos, laboratório com as etapas de desenvolvimento do Aedes aegypti e amostras de possíveis cria­douros do mosquito. Além disso, as crianças e alunos da comunidade tiveram a oportunidade de assistir a uma peça teatral sobre a doença, e ainda distribuir, ao longo do percurso, folhetos com informações sobre a dengue.

Com faixas, cartazes e muita animação, a passeata movimentou a comunidade. A aluna Joice Caroline Silva, de 9 anos, participou pela segunda vez da caminhada. “É bom para os moradores ficarem sabendo que não podem deixar água parada. Tem gente morrendo com essa doença”, observou.

A vice-diretora da escola municipal Fernando Dias Costa, Patrícia dos Santos, explicou que é o quarto ano consecutivo da passeata. “O objetivo é cons­cientizar a população local sobre os cuidados necessários para combater a dengue”. A moradora Rosária da Silva gostou da iniciativa. “Essa passeata alerta ainda mais os vizinhos”, destacou.

De acordo com Carlos Fernandes, coordenador de mobilização social do Mobiliza SUS, a escola é o viés mais importante do trabalho. “A ideia é que os estudantes sejam ferramentas de cons­cientização na comunidade e em casa, atuando como mul­tiplicadores de promoção da saúde”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário