terça-feira, 16 de março de 2010

Fórum de ações emergenciais discute combate à dengue na Regional Leste

Com o objetivo de discutir propostas de mobilização e planejar ações imediatas para o combate à dengue na sua área de abrangência, o Centro de Saúde Santa Inês, promoveu, na semana passada, o “ I Fórum de Ações Emer­genciais de Com­bate à Dengue” com a participação de técnicos da área de saúde, agentes de zoonose e de combate a endemias, lideranças comunitárias, comerciantes, Polícia Militar e associações comunitárias.

O evento contou também com a presença do secretário regional Leste, Pier Senesi, gerentes da regulação urbana, políticas sociais e comunicação social e teve início com um happy hour, com apresentação artística do adolescente e morador da região, Alex Marconi, que tocou composição de sua autoria sobre a dengue.

Na abertura, o secretário fez uma retros­petiva dos trabalhos que vêm sendo realizados pela Regional Leste, destacando o grande desafio que é o controle da dengue.“O dinheiro que a Prefeitura gasta com pessoal, máquinas e propaganda poderia ser investido em outras áreas, como na própria Saúde. É necessário que todos nós façamos um trabalho junto aos nossos vizinhos e parentes para que a situação não se agrave ainda mais”, afirma Pier.

A bióloga Luciane Fátima Senra Camelo apresentou a situação da dengue na região, e destacou que, em janeiro, o índice de infestação predial era de 5,7, o que significa que a cada 100 casas, quase 6 possuem larvas. Até 10 de março, a região teve 195 casos confirmados, sendo16 só no bairro Santa Inês, índice considerado elevado.

Ao final da reunião, os participantes acataram a sugestão do secretário Pier para implantar uma rede de vizinhos, nos moldes da rede de vizinhos protegidos criada pela Polícia Militar.

A gerente do CS Santa Inês, Eunice da Silveira Andrade, avaliou o encontro como bastante produtivo. “Estou feliz, pois houve resposta positiva da comunidade e esperamos dar continuidade às propostas, para reduzir o número de casos de dengue na região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário