segunda-feira, 15 de março de 2010

Núcleo de Apoio a Saúde da Família promove dia do idoso na Regional Leste

Para comemorar o dia do idoso, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Reabilitação da Regional Leste (NASF-R), realizou no dia 27 de fevereiro oficina, que teve como objetivo discutir com os participantes sobre o processo de envelhecimento.

Entre os temas principais foram discutidas ações relacionadas com a saúde e a orientação sobre a importância da melhoria constante das habilidades funcionais, mediante a adoção precoce de hábitos saudáveis de vida, bem como a eliminação de comportamentos nocivos à saúde.

Participaram desta programação membros da Academia da Cidade Mariano de Abreu, Lar dos Idosos no bairro Boa Vista; Lar Nossa Senhora da Saúde do São Geraldo e República das Idosas do bairro Pompéia.

Na República, as idosas fizeram uma visita ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (Presépio do Pipiripau) promovendo momentos de lazer, descontração, cultura e socialização.

No Lar Nossa Senhora da Saúde, uma oficina de fabricação artesanal de sabonetes foi a atividade escolhida para representar o tema “Auto-cuidado”. Adriana de Souza, nutricionista do NASF-R Leste, conta que os idosos participaram ativamente, desde a concepção até a finalização dos sabonetes.

“O que mais me impressionou é que eles ficaram surpresos ao ver o resultado final. Eles não acreditavam que seriam capazes de fazer o que fizeram”, detalha Adriana.

De acordo com o Ministério da Saúde, é função das políticas da área contribuir para que as pessoas alcancem idades mais avançadas com o melhor estado de saúde possível. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo.

Para Mariana Mendes, coordenadora do NASF-R Leste, o maior desafio na atenção à pessoa idosa, é conseguir contribuir para que, apesar das progressivas limitações, elas possam redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível,”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário