segunda-feira, 5 de abril de 2010

Centro Cultural São Geraldo exibe Garotas do ABC

Ícone do cinema marginal da década de 70, o longa-metragem lança um olhar sobre o cotidiano de mulheres em uma sociedade machista

O Cineclube Opinião do Centro Cultural São Geraldo exibe amanhã, às 20h, o longa-metragem brasileiro Garotas do ABC, de Carlos Reichen­bach, ícone do cinema marginal da década de 70. O filme foi escolhido devido a duas datas importantes deste mês: 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e 21 de março, Dia Mundial da Luta Contra a Discriminação Racial. Garotas do ABC traz temas relevantes que estimulam o debate de ideias e faz com que as pessoas reflitam sobre como esses problemas, aparentemente superados, ainda prevalecem na sociedade. A entrada é gratuita. O Centro Cultural São Geraldo fica na avenida Silva Alva­renga, nº 548, Bairro São Geraldo.

Foram convidados para o evento os cinéfilos Gilberto Leão, formado em Letras, e Henrique Bedetti, formado em História. Ambos direcionam suas leituras sobre os filmes a partir de suas áreas de formação, estimulando comentários e debates interdisciplinares com o público.

O Filme
Contundente e ao mesmo tempo sensível, o filme lança um olhar sobre o cotidiano de funcionárias de uma tecelagem decadente do ABC paulista, suas lutas pessoais, seus conflitos, desejos e a batalha de ser mulher em uma sociedade machista. O longa ainda mostra o romance conturbado de Aurélia Schwarzenega (Michelle Valle), com o neonazista Fábio (Fernando Pavão), que, juntamente com a gangue comandada por Salesiano de Carvalho (Selton Mello), cometem atentados contra negros e nordestinos.

O Cineclube é um espaço onde são exibidos docu­mentários, curtas-metragens e filmes nacionais e internacionais. O público interage com os convidados e faz apreciações críticas, além de ter acesso às obras que estão fora do circuito comercial. As sessões são norteadas por eixos temáticos apoiados em temas de relevância social e datas históricas. As sessões são iniciadas com a apresentação do filme, incluindo dados técnicos, e do assunto ou tema abordado. Em seguida acontece a exibição da obra. Ao final, um debate é proposto aos espectadores da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário