quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mais de 750 crianças participam de ação de mobilização contra a dengue




Mais de 750 crianças participaram da ação de mobi­lização contra a dengue, em ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), na Praça Duque de Caxias, bairro Santa Tereza no dia 31 de março. As crianças são alunas da Escola Municipal Professor Lourenço Oliveira, Colégio Tiradentes e Escola Estadual Sandoval de Azevedo, todas da Regional Leste da cidade. A ação serviu para conscientizar a população sobre a importância da prevenção à doença.

O grupo Mobiliza SUS-BH fez uma apresentação musical, informando os lugares mais comuns onde o mosquito se reproduz e reforçando que a dengue é coisa séria e pode até matar. As atrizes do Mobiliza SUS-BH desfilaram com roupas feitas com material descartável, que, muitas vezes, servem de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

A coordenadora de Mo­bilização da SMSA, Ione Costa, lembrou a importância de envolver as crianças, que levam as informações para seus pais e familiares. “Nós buscamos promover as ações para as crianças de forma lúdica, através de teatro, música, dança e brincadeiras, para que elas absorvam as informações com mais facilidade”, ressaltou a coordenadora.

“O trabalho de cons­cientização das crianças tem que se basear na vivência e esta é uma boa maneira delas vivenciarem. Acho muito importante esta iniciativa”, disse a professora da Escola Estadual José Bonifácio, Josefina das Graças, ao frisar que as crianças de hoje são os cidadãos de amanhã.

Após descobrir que a dengue pode matar e todos devem trabalhar juntos no combate à doença, a aluna da primeira série do Colégio Tiradentes, Tainá Stefane, de seis anos, aconselhou os colegas: “É por isso que eu falo para a minha mãe não deixar água parada lá na minha casa”. Tainá e os colegas do Colégio Ti­radentes fizeram cartazes e faixas alertando para a prevenção da doença.

Este ano, a SMSA, por meio do grupo de mobilização, já promoveu 56 ações de mobilização contra a dengue, sendo 12 em janeiro nas escolas que participam do programa Férias na Escola, 16 em fevereiro, e 28 em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário