sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Centro de Saúde promove Carnaval de Combate à dengue

Quem disse que Carnaval não combina com conscientização? O Centro de Saúde São Geraldo promoveu na sexta-feira, dia 12, o Carnaval de Combate à Dengue. O evento, realizado pelo segundo ano consecutivo, contou com a participação de funcionários do Centro de Saúde, da comunidade e também de alunos de escolas da região. Cerca de 300 estudantes marcaram presença no movimento.

Com muita animação e música, o grupo fez uma passeata, que começou no centro de saúde e foi em direção à praça São Geraldo. Na praça se realizaram todas as outras atividades. Houve teatro, com a peça “Garotada Contra a Dengue”, palhaço distribuindo apitos e pirulitos e animadores fantasiados como o mosquito Aedes aegypti. Os participantes ainda conferiram a apresentação das fanfarras das escolas participantes e da banda de Sabará, Fanfarra do Caic. 

Na Escola Municipal Padre Francisco, os alunos são conscientizados sobre a questão da dengue diariamente. Para o Carnaval, os professores fizeram uma mobilização com os estudantes duas semanas antes. Cartazes, aventais temáticos e alegorias de mãos foram produzidos para a passeata. Para Leila Ferreira, diretora da escola, “os alunos são mul­tiplicadores da ideia”. “Ao falar sobre os perigos da dengue com o aluno, ele transmite à família”, explica a diretora.
Taciana Malheiros, gerente do Centro de Saúde São Geraldo, disse que o objetivo do evento foi alertar a população para a necessidade de controle dos cria­dour­os do mosquito transmissor da dengue. “O envol­vimento das crianças é muito importante, porque a mudança de hábito vem a partir da educação agora”, acrescentou a gerente.

O Carnaval de Combate à Dengue faz parte de um projeto in­tersetorial iniciado em ju­lho de 2008 no Centro de Saúde São Geraldo. “A partir dos envolvimentos dos setores, nós vamos conseguir mudar os índices epidemiológicos da dengue na região”, disse Taciana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário