quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Som das oficinas de percussão no Centro Cultural São Geraldo

Fusão da percussão de raiz com o ritmo contemporâneo. Essa mistura envolvente compõe o Grupo Oficina Filhos do Sonho, que se apresenta no Centro Cultural São Geraldo no sábado, dia 6, às 11h, com entrada gratuita. A apresentação faz parte das atividades do Projeto Filhos do Sonho, que oferece oficinas de percussão a jovens e adultos da Vila Mariano de Abreu. A promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do centro cultural, que fica na Avenida Silva Avarenga, 548, no bairro São Geraldo.

Desenvolvido pelos professores e per­cussionistas Adolpho Melo Marques, Gustavo Nicacio e José Gabriel, o Projeto Filhos do Sonho acontece há três anos na Associação Comunitária Esperança, na Vila Mariano de Abreu, na região Leste de Belo Horizonte. Realizado com benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto leva a crianças, jovens e adultos oficinas de percussão, construção de instrumentos e musicalização.

As aulas estimulam a intuição musical dos alunos, abrangendo técnicas de percussão e a história dos tambores brasileiros, adotando ritmos de influência africana e afro-brasileiros, improvisos e construções rítmicas diversas na formação de um repertório eclético. Na oficina de instrumentos são fabricados tambores, flautas e metalofones, por meio da reutilização e transformação de materiais como latões, latas de óleo, vergalhões, tubos de PVC, metalons e enxadas.

O Grupo
O Grupo Filhos do Sonho desenvolve atividades de caráter artístico e musical, com ações voltadas para a valorização do estudo da música e o fortalecimento da identidade cultural brasileira. O intuito é proporcionar vivências e trocas que afirmam as identidades e também o respeito à diversidade cultural, no intuito de levar a cultura popular para crianças, jovens, adultos e idosos da periferia de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário