quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Regional Leste realiza Fórum de Saúde da Família

Gerentes, agentes comunitários, agentes de combate a endemias, técnicos e profissionais de saúde se reuniram na sexta, dia 5, no auditório da FUMEC para a realização do 1º Fórum de Saúde da Família. O evento teve como objetivo assegurar espaços para educação continuada e permanente dos profissionais de saúde e contribuir para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no processo de melhoria no trabalho das equipes em suas unidades. O Fórum discutiu também a contribuição do Nasf, o Projeto Território e a experiência dos centros de saúde como ferramentas para o desenvolvimento e fortalecimento da rede de atenção à saúde a nível nacional.

Synara Barbosa Batista, gerente regional de saúde Leste, disse que é fundamental criar estes espaços de discussão. “É a oportunidade que os profissionais têm para trocar experiências e ortalecer o grupo”, disse a gerente. O secretário regional, Pier Senesi, falou da importância de levar em consideração o tripé governo, sociedade e indivíduo, sendo que o governo atua enquanto implementador das políticas públicas, a sociedade e o indivíduo como facilitadores na execução e o indivíduo como sujeito de direitos e deveres.

“As pessoas devem colaborar para que a implemen­tação das políticas seja eficaz e alcance o objetivo macro, que é a melhoria de condições de vida da população, o que só será alcançado com a participação de toda a sociedade”, ressalta o secretário.

A Política Nacional de Atenção Básica define princípios gerais para a atenção básica e coloca a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como um reordenador do sistema que deve considerar o cadastramento domiciliar, o diagnóstico da situação de saúde das comunidades onde atua e a participação dos usuários como parte ativa no cuidado de sua saúde. A proposta é que o fórum aconteça mensalmente e já tem agenda até o final de 2010.

Clique aqui e veja mais fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário